Apresentação

Nos últimos anos têm surgido várias iniciativas com o objetivo de promover o ensino da programação, por permitir desenvolver o pensamento lógico, a criatividade e o espírito critico para a resolução de problemas. Nesse sentido, foram lançados projetos de referência nacional e internacional para a iniciação à programação no primeiro ciclo do ensino básico e a criação de clubes de robótica. Estas iniciativas aparecem também como uma das medidas de promoção do sucesso escolar. Nesta ação pretende-se capacitar professores e educadores em linguagens de programação e tecnologias de robótica desde a montagem base dos sistemas à personalização de um produto final de robótica com base na impressão em 3D.

Objetivos específicos

  • Promover e estimular a aprendizagem dos diversos conteúdos e competências em vários níveis de ensino com a utilização de robôs;
  • Conhecer compiladores linguagens de programação de código;
  • Promover a criação de conteúdos pedagógicos através da programação;
  • Promover a aprendizagem/montagem de circuito eletrónicos programáveis;
  • Desenvolvimento de técnicas de produção em 3D Conteúdos.

Destinatários

  • Professores do Ensino Básico e Secundário de todas as áreas disciplinares (Formação Contínua acreditada pelo CCPFC/ACC-93396/17 com 0,6 créditos);
  • Outros interessados.

Local

V. N. Gaia

Duração / Horário

  • Início em março de 2018
    Horário: Sábado das 10H–18H (15 horas)

Horário passível de ajustes à disponibilidade dos formandos e de acordo com a disponibilidade do formador.

Programa/Conteúdos

  • Conhecer as principais linguagens de programação para o meio escolar (ensino básico), plataformas de compilação do código e kits de robótica
  • Linguagem de programação Visual não visual
  • Conhecer e Usar plataformas livres (open source) de programaçãoProgramar em Kit’s de eletrónica;
  • Conhecer plataformas pedagógicas de programação dirigidas a ensino básico: Plataforma AllAboard;
  • Funcionamento de robôs e kits de programação e robótica Arquitetura do sistema: sensores, atuadores, motores, etc. Alimentação/energia do sistema; Comunicação com os dispositivos; Compilador e Código Máquina Compatibilidades
  • Montagem de um robot (4 horas presenciais): Montagem de um robot AllAboard Programação do controlo de velocidades Programação do controlo de direção Programação do contornar obstáculos (com sensores);
  • O pensamento computacional: Funções, ciclos, condições, variáveis, gestão de eventos, execução paralela, testes condicionais; Resolução de problemas e algoritmos para hardware; Articulação curricular da programação com as disciplinas curriculares do aluno; Resolução de problemas e exercícios curriculares usando a programação.

Inscrições

  • Valor da inscrição no curso: 60€
  • Valor promocional para inscrição em dois cursos (*): 130€
Descontos para
  • Antigos Alunos IPiaget: 54€ no curso | 117€ na inscrição promocional em dois cursos (*)
  • Docentes IPiaget: 54€ no curso | 117€ na inscrição promocional em dois cursos (*)
  • Estudantes do IPiaget: 51€ no curso | 110,5€ na inscrição promocional em dois cursos (*)

(*) Programação, robótica educativa avançadas e produção de protótipos em 3D + Iniciação à programação e robótica educativa

Ficha de Inscrição


Formador

Carlos Miguel Pereira de Sousa

Mestre em Engenharia eletrónica e de computadores, ramo automação e robótica. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Colabora em vários projetos nacionais de programação e robótica. Mentor do Projeto AllAboard, um projeto de programação e robótica  Professor Inovador no projeto Microsoft InnovativeEducatorPrograms.  Fundador e Colaborador do Jornal “Notícias de Coura”. Membro do Projeto GAS’África (projeto de voluntariado nacional e internacional).