Apresentação

A importância e relevância do ensino da programação nas escolas são evidenciadas, a nível nacional, por iniciativas como o projeto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE). A nível internacional, iniciativas como a “Hour of Code” demonstram igualmente a importância que os domínios das competências de programação têm para progresso da literacia digital, mas também para a criatividade, trabalho colaborativo e capacidade de resolução de problemas, desenvolvendo um pensamento computacional que beneficia da disponibilidade cada vez mais alargada das tecnologias digitais. Esta ação de formação visa facultar conhecimento aos participantes de instrumentos e noções práticas das tecnologias da programação de computadores e garantir um desenvolvimento acompanhado destas capacidades. O domínio das tecnologias digitais permite que os professores possam no meio escolar motivar os alunos para uma utilização mais produtiva das tecnologias com que já convivem no seu dia a dia.

Objetivos gerais

Esta formação munirá os seus formandos de competências que lhes possibilitarão desenvolver e dinamizar o ensino da programação com recurso a hardware adequado. A formação permitirá também que os participantes possam, nas suas práticas pedagógicas, escolher as melhores estratégias e ferramentas para introduzir os conceitos de programação em função de níveis etários e contextos de aplicação. Pretende-se que os participantes fiquem habilitados a propor e dinamizar projetos nas suas escolas que envolvam o pensamento computacional e que tirem partido das tecnologias de informação e comunicação, em diferentes contextos e com conteúdos diversos, colaborando com os professores de outras áreas disciplinares.

Objetivos específicos

  • Compreender os conceitos fundamentais associados ao ensino da programação;
  • Conhecer as várias ferramentas de livre acesso disponíveis para o ensino de programação;
  • Conhecer a programação em Scratch e Kodu;
  • Conceber, desenvolver e dinamizar projetos usando Scratch e Kodu;
  • Conceber, ao longo da formação, de um modo criativo e distintivo, um plano de aula com recurso a um projeto prático desenvolvido a partir das ferramentas abordadas na formação;
  • Dinamizar e liderar projetos interdisciplinares, envolvendo atividades de programação e de desenvolvimento de jogos didáticos.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário de todas as áreas disciplinares.

Certificação

Formação Contínua acreditada pelo CCPFC/ACC-93423/17 com 2 créditos.

Local

V. N. de Gaia

Duração / Horário

  • Oficina de formação com 50 horas
  • Início da formação: 17 de março de 2018

Horário passível de ajustes à disponibilidade dos formandos e de acordo com a disponibilidade do formador.

Programa/Conteúdos

  1. Introdução ao Ensino da Programação
    • Estratégias de ensino da Programação
    • Algoritmia e resolução de problemas
    • Iniciativas internacionais
    • Ferramentas e plataformas de ensino de programação
  2. Programação em Scratch
    • Exploração da ferramenta
    • Usar o Scratch para contar histórias
    • Desenvolvimento de jogos didáticos em Scratch
    • Exemplos para utilização em sala de aula
  3. Programação em Kodu
    • Introdução ao desenvolvimento em Kodu
    • Construção de projetos em Kodu
    • Desenvolvimento de jogos didáticos em Kodu
    • Exemplos para utilização em sala de aula
  4. Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e resolução de problemas com recurso à programação

Inscrições

Inscrições abertas até 3 de março de 2018.

  • Valor da inscrição no curso: 120€
  • Valor promocional para inscrição em dois cursos (*): 170€
Descontos para
  • Antigos Alunos IPiaget: 108€ no curso | 153€ na inscrição promocional em dois cursos (*)
  • Docentes IPiaget: 108€ no curso | 153€ na inscrição promocional em dois cursos (*)
  • Estudantes do IPiaget: – 102€ no curso | 144,5€ na inscrição promocional em dois cursos (*)

(*) Programação para o Ensino Básico + Dinamização do Ensino de Programação

Ficha de Inscrição