Apresentação

Nos últimos anos têm surgido várias iniciativas com o objetivo de promover o ensino da programação, por permitir desenvolver o pensamento lógico, a criatividade e o espírito critico para a resolução de problemas. Nesse sentido, foram lançados projetos de referência nacional e internacional para a iniciação à programação no primeiro ciclo do ensino básico e a criação de clubes de robótica. Estas iniciativas aparecem também como uma das medidas de promoção do sucesso escolar. No entanto, esta iniciativa tem encontrado algumas barreiras na sua implementação, pelo facto de não haver professores com formação específica na área de informática, programação ou robótica e equipamentos de suporte. Para diminuir dificuldades apresentadas é proposto neste trabalho a plataforma AllAboard, para o apoio e motivação do ensino de conteúdos de programação em articulação com outras áreas curriculares. Trata-se de uma plataforma pedagógica suportada por uma equipa de formação, manuais e vídeos, que tem como base de trabalho um kit de hardware. Este kit tem vários sensores e atuadores incorporados e adapta-se a diferentes ambientes de desenvolvimento. Nesse sentido, é proposto que cada aluno tenha um kit AllAboard que pode levar para casa, onde aprende a programar através da realização de diferentes desafios lançados pela plataforma, que conjugam hardware e software, e recebe, como num jogo, uma pontuação sempre que os supera. A plataforma pretende igualmente sensibilizar, formar e motivar os professores de outras áreas para a introdução da programação na base de ensino de outras áreas do currículo do aluno.

Objetivos específicos

  • Reconhecer princípios e fundamentos pedagógicos apropriados ao ensino e aprendizagem da programação;
  • Reconhecer princípios e fundamentos pedagógicos com recurso a robôs ou kits de robótica; – Conhecer robôs de grande potencial pedagógico;
  • Promover e estimular a aprendizagem dos diversos conteúdos e competências em vários níveis de ensino com a utilização de robôs;
  • Utilizar o modo de programação visual;
  • Articular com outras disciplinas do currículo do aluno (matemática, ciências, expressões, línguas estrangeiras, etc.).

Destinatários

  • Professores do Ensino Básico e Secundário de todas as áreas disciplinares (Formação Contínua acreditada pelo CCPFC/ACC-93396/17 com 1 crédito);
  • Outros interessados.

Local

V. N. Gaia

Duração / Horário

  • Início a 10 de março de 2018
  • Horário: Sábado das 10H–18H (25 horas)

Horário passível de ajustes à disponibilidade dos formandos e de acordo com a disponibilidade do formador.

Programa/Conteúdos

  • Conhecer as principais linguagens de programação para o meio escolar (ensino básico), plataformas de compilação do código e kits de robótica
  • Linguagem de programação Visual não visual
  • Conhecer e Usar plataformas livres (open source) de programaçãoProgramar em Kit’s de eletrónica;
  • Conhecer plataformas pedagógicas de programação dirigidas a ensino básico: Plataforma AllAboard;
  • Funcionamento de robôs e kits de programação e robótica Arquitetura do sistema: sensores, atuadores, motores, etc. Alimentação/energia do sistema; Comunicação com os dispositivos; Compilador e Código Máquina Compatibilidades
  • Montagem de um robot (4 horas presenciais): Montagem de um robot AllAboard Programação do controlo de velocidades Programação do controlo de direção Programação do contornar obstáculos (com sensores);
  • O pensamento computacional: Funções, ciclos, condições, variáveis, gestão de eventos, execução paralela, testes condicionais; Resolução de problemas e algoritmos para hardware; Articulação curricular da programação com as disciplinas curriculares do aluno; Resolução de problemas e exercícios curriculares usando a programação.

Inscrições

  • Valor da inscrição no curso: 100€
  • Valor promocional para inscrição em dois cursos (*): 130€
Descontos para
  • Antigos Alunos IPiaget: 90€ no curso | 117€ na inscrição promocional em dois cursos (*);
  • Docentes IPiaget: 90€ no curso | 117€ na inscrição promocional em dois cursos (*);
  • Estudantes do IPiaget: 85€ no curso | 110,5€ na inscrição promocional em dois cursos (*);
  • Estudantes do ensino básico e secundário: 85€ no curso.

(*) Iniciação à programação e robótica educativa + Programação, robótica educativa avançadas e produção de protótipos em 3D

Ficha de Inscrição


Formador

Carlos Miguel Pereira de Sousa

Mestre em Engenharia eletrónica e de computadores, ramo automação e robótica. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Colabora em vários projetos nacionais de programação e robótica. Mentor do Projeto AllAboard, um projeto de programação e robótica  Professor Inovador no projeto Microsoft InnovativeEducatorPrograms.  Fundador e Colaborador do Jornal “Notícias de Coura”. Membro do Projeto GAS’África (projeto de voluntariado nacional e internacional).