Apresentação

Nos próximos quatro anos, passarão de 3% para 43% as empresas que adotarão serviços baseados no cloud computing. Muitos serão acedidos através de mobile apps que, no final do ano de 2011, devem representar um valor mundial superior a 15 mil milhões de dólares com crescimento anual de 190%. O presente curso pretende formar profissionais, já integrados ou não no mercado de trabalho, para o desenvolvimento de serviços na cloud que sejam acessíveis através de navegadores de internet, de programas desktop e de aplicações móveis (apps).

Pretende-se dotar os destinatários do curso das competências técnicas necessárias para a criação e gestão desses mesmos serviços. Os serviços desenvolvidos em projetos individuais durante o curso podem responder às necessidades das empresas onde os formandos se integram ou servir como base a novos projetos empresariais.

Objetivos específicos

Dominar a criação e gestão de contas na cloud; otimizar a estratégia de desenvolvimento de modo a suportar de uma maneira flexível, e em simultâneo, os vários tipos de clientes atuais; saber utilizar as ferramentas, tanto locais como online, de modo a obter uma maior produtividade; desenvolver serviços na cloud, assim como aplicações desktop e mobile que acedam a esses serviços; gerir as mudanças de paradigmas de servidores tradicionais para a cloud e de bases de dados relacionais para bases de dados orientadas a objetos; integrar serviços disponíveis na web e acessíveis por API.

Destinatários

Poderão ser admitidos à matrícula no curso os candidatos de áreas tecnológicas, sendo exigido o domínio de uma linguagem de programação.

Local

V. N. de Gaia

Duração

93 horas — 2 meses

Programa/Conteúdos

  • Seminários de preparação – Java, Eclipse, OO, DBMS, HTML
  • Projecto I: Servidor na Cloud com serviços para cliente Browser
  • Projecto II: Cliente Desktop para os serviços na Cloud do Projecto I
  • Projecto III: Cliente Mobile para os serviços na Cloud do Projecto I
  • Integração com APIs externas (e.g. autenticação Facebook/Google)
  • Apresentação dos Projectos I, II e III (sessões individuais)