Apresentação

Esta ação pretende facilitar a introdução dos dispositivos móveis de comunicação no processo ensino aprendizagem, dando prevalência às metodologias que recorrem às tecnologias, potencializando a sua utilização numa aprendizagem que, sendo mais informal, intuitiva e colaborativa, se revela mais eficaz.

Os cenários de aprendizagem desta oficina de formação incluem o Flipped Learning, centrando o processo de aprendizagem no aluno, que interage e experimenta o conteúdo, desenvolvendo o pensamento crítico e debate colaborativo sobre as suas experiências. Outro dos novos cenários de aprendizagem é a Gamification que, utilizando os elementos e mecânicas dos jogos em atividades não lúdicas, motiva e envolve os alunos.

Objetivos gerais

Pretendemos com esta oficina de formação introduzir a tecnologia como um meio para alcançar um fim, sendo que servirá para os professores beneficiarem de uma introdução à pedagogia de Mobile Learning, à renovação das suas práticas e a uma reflexão conjunta sobre a criação de estratégias que incluem a utilização de dispositivos móveis no processo de ensino/aprendizagem. Esta oficina visa formar professores para novas metodologias de utilização destas tecnologias móveis, mas com um carater bastante prático, interativo e reflexivo.

Objetivos específicos

São objetivos específicos desta oficina:

  • Introduzir a utilização de dispositivos móveis no ambiente de sala de aula.
  • Promover a utilização de dispositivos móveis por parte dos professores.
  • Fornecer aos professores diferentes competências de aprendizagem técnica e de inovação pedagógica para a utilização de dispositivos móveis em sala de aula.
  • Promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas.
  • Proporcionar aos alunos uma maior autonomia, colaboração, aprendizagem e motivação.
  • Promover o conhecimento e manuseamento de aplicações relevantes para o desenvolvimento das aulas.
  • Promover uma utilização eficiente das tecnologias móveis nas atividades letivas.
  • Integrar as componentes científica, técnica e pedagógica na elaboração de planos de aula com recursos digitais/APPs.
  • Construir, aplicar e refletir sobre estratégias que incluam a utilização de dispositivos móveis na sala de aula.
  • Construir, aplicar e refletir sobre recursos digitais para uso na sala de aula.
  • Tornar os professores e alunos mais proficientes na utilização das novas tecnologias;
  • Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais.
  • Conhecer e aplicar cenários de inovação pedagógica de gamification e flipped learning com a utilização de dispositivos móveis na sala de aula.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário de todas as áreas disciplinares.

Certificação

Formação Contínua acreditada pelo CCPFC/ACC-92711/17 com 2 créditos.

Local

V. N. de Gaia

Duração

Oficina de formação com 50 horas

Horário

  • Início:  14 de abril;
  • Horário: das 9h–13h. A decorrer em horário pós-laboral e ao sábado.

Programa/Conteúdos

  • Módulo 1 –  Apresentação. Clarificação de metodologias, formas de avaliação
  • Módulo 2 –  Apresentação, discussão e realização de tarefas práticas relacionadas com os seguintes temas:
    1. O Mobile Learning em contexto de sala de aula
    2. O Tablet – Definições Básicas
    3. O sistema operativo do equipamento
    4. As aplicações do sistema operativo
    5. Cenários de inovação pedagógica: Flipped Learning
    6. Cenários de inovação pedagógica: Gamification na sala de aula
    7. Exploração de aplicações no sentido de planeamento de atividades em sala de aula:
      • – Apresentação e experimentação de aplicações interativas como o: KAHOOT, SOCRATIVE, GOCONQR, TELLAGAMI, EXPLAIN EVERYTHING, PICCOLLAGE, DUCKDUCKGO, THINGLINK.

Inscrições

  • Valor da inscrição no curso: 120€
    Valor promocional para inscrição em dois cursos (*): 170€
Descontos para
  • Antigos Alunos IPiaget: 108€ no curso | 153€ na inscrição promocional em dois cursos (*)
  • Docentes IPiaget: 108€ no curso | 153€ na inscrição promocional em dois cursos (*)
  • Estudantes do IPiaget: 102€ no curso | 144,5€ na inscrição promocional em dois cursos (*)

(*) Aprender com Dispositivos Móveis — Mobile Learning em Cenários de Flipped Learning e Gamification + Desenvolvimento de Aplicações para dispositivos móveis em contexto educativo

Ficha de Inscrição


Marco Alexandre Carvalho Bento

Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em Comunicação Multimédia. Ganhou um Prémio de Mérito Académico pelo seu percurso no Ensino Superior, atribuído pelo Ministério do Ensino Superior e em 2016 ganhou o Prémio The DigiLitEY Training School — Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children.

É autor e responsável por diversas formações e workshops sobre a utilização de dispositivos móveis em contexto educativo. É um formador reconhecido no uso de dispositivos móveis, nomeadamente tablets, na educação e formação. É também co-investigador nos Projetos Internacionais Bringing Life Into the Classroom e Games2Learn, projetos de inovação pedagógica com a utilização de dispositivos móveis na educação e aplicação de práticas pedagógicas inovadoras (metodologias ativas) no Ensino Básico.

É membro e assistente editorial da Revista e do Site Estreiadialogos, da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.